O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem.
A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento.
Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados nas seguintes trilhas:
- Trilha 1 – Educação em Computação
Destinada às pesquisas sobre o processo educacional na área de computação, tais como iniciativas de atração de talentos, educação inclusiva, currículos, metodologias, abordagens pedagógicas, infra-estrutura, integração academia-mercado e demais temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área.
- Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
Destinada às pesquisas sobre o usos das TICs no apoio à educação, tais como uso de jogos, redes sociais, robótica, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, software e hardware livre na educação, inclusão digital e educação inclusiva, suas particularidades e inovações, formação de educadores e demais temas que destaquem o uso das TICs nos processos e metodologias educacionais. Espera-se ainda que os trabalhos desta trilha apresentem resultados importantes e que possam ser replicados em outros contextos.
- Trilha 3 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Computação
Destinada a divulgar relatos de experiência de projetos de extensão na área de computação, com destaque aos resultados das ações desenvolvidas junto à sociedade. Ações de extensão que envolvam inclusão e letramento digital, disseminação de cultura digital por meio de blogs e mídias sociais e projetos de integração de comunidades apoiadas por tecnologias são algumas das linhas abordadas nesta trilha.
Independente da trilha, espera-se ainda que os trabalhos submetidos apresentem resultados consistentes, relevantes e replicáveis em outros cenários ou contextos. A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.